top of page
Casos

Enriquecendo o Pensamento Estratégico da Organização:

Como um líder de mercado absoluto enxergou o que poderia dar errado

 

Esta é a história da divisão brasileira de uma unidade de negócios global. O líder global estava preocupado num determinado momento que a sua filial brasileira não estava considerando na profundidade necessária todos os riscos do negócio para tomar algumas decisões de investimento que tinham pela frente. Líder absoluta do seu segmento, como tinham sucesso fazia muitos anos, mantinham sempre um olhar otimista sobre o futuro. Mas ele pressentia que o ambiente de negócios naquele setor no Brasil estava mudando, e não percebia o time de líderes no Brasil sintonizados com essas mudanças.

(leia mais)

 

 

Garantindo o Sucesso da Implementação de Novas Estruturas e Processos:

Canais especiais, convenção de vendas especial

 

Esta é a história de uma empresa de varejo que estava criando uma nova área de canais especiais. Aquisições recentes haviam incluído produtos mais sofisticados em seu portfólio, que exigiam uma força de vendas diferenciada. A área estava desenhada, a estratégia estava concebida e os 30 novos vendedores estavam contratados, mas o diretor da área sentia que tinha múltiplos desafios pela frente para fazer a área funcionar: verdadeiramente engajar os vendedores no propósito da área, educa-los sobre os produtos, fortalecer a cultura de serviço ao cliente, garantir a utilização do manual de procedimentos operacionais e favorecer a integração entre eles – além de fortalecer a posição dele e de seus gerentes como líderes do time.

(leia mais)

 

 

Promovendo a Integração e a Colaboração:

Transformando conflito em aliança entre empresas

 

Esta é a história de duas empresas numa relação cliente-fornecedor, onde uma dependia da outra. Esta dependência mútua poderia ter estreitado a parceria, mas ao longo do tempo exacerbou o conflito. A cliente pressionava a fornecedora para investir mais para melhorar a qualidade do serviço, enquanto a fornecedora pressionava a cliente a pagar mais por ele. As relações entre elas, do topo até em baixo, foram se desgastando, até que a situação se tornou insustentável: a qualidade do serviço bateu seu nível mais baixo, a cliente gastava cada vez mais e a fornecedora lucrava cada vez menos. Era uma situação perde-perde, mas não conseguiam sair disso sozinhas pois a confiança era muito baixa de ambos os lados. Para cada uma, a culpa de tudo era da outra.

(leia mais)

 

 

Criando a Cultura que se Deseja:

Em 100 anos muitas coisas mudarão, mas o cerne da cultura não

 

Esta é a história de uma empresa familiar, entre as 100 maiores empresas do Brasil, preocupada em ajustar, fortalecer e perenizar a sua cultura organizacional em um momento de crescimento e transição da gestão entre a primeira e a segunda geração. A empresa sempre foi reconhecida por ter uma cultura forte, mas nos últimos anos sentia que esta cultura havia se diluído dado o seu crescimento acentuado, tanto orgânico quanto através de aquisições.  Com foco no futuro, o fundador gostaria que a cultura se perenizasse, mas havia a questão óbvia: “qual cultura?”, uma vez que os valores da empresa nunca haviam sido formalizados e a primeira e a segunda geração aparentemente não concordavam em tudo.

(leia mais)

 

 

Dissolvendo Situações de Crise:

O sistema está fora do ar!

 

Esta é a história de um time de liderança de 10 executivos que estava prestes a se romper, e ainda precisava tomar uma decisão de emergência para o negócio. Ao fazer a migração de um determinado sistema crucial para a empresa, a área de TI enfrentou dificuldades inesperadas, e o sistema não voltou para o ar, prejudicando várias áreas. A migração havia sido feita num domingo, onde o impacto na operação seria pequeno, mas até quarta o sistema ainda estava fora do ar e a empresa estava em polvorosa. A área de TI continuava a trabalhar 24h, mas a empresa já não confiava na resolução. Foi então marcada uma reunião de emergência para se decidir o que fazer – e tentar salvar a integridade do time.

(leia mais)

bottom of page