top of page
Ajudando você

Resultados, independente do tema, são a consequência de um processo: dependem primeiro de decisões corretas e posteriormente de implementações efetivas. Implementar bem decisões ruins ou implementar mal decisões boas não traz resultado. Assim, faz sentido mostrar o resultado como a multiplicação desses dois fatores.

 

A fim de ajudar a sua organização a tomar as decisões corretas – sobre literalmente qualquer tema – posso desenhar e conduzir processos decisórios para:

Expandir as inteligências individuais: as pessoas responsáveis por uma decisão podem ficar mais inteligentes durante o processo. Isso acontece quando conseguem enxergar a realidade com novos olhos e/ou quando aumentam seu repertório do que é possível de ser feito antes de fazerem a sua escolha. Quando um processo é bem desenhado e conduzido, executivos gostam de aprender ou mesmo aprendem até sem se dar conta.

 

Aproveitar a inteligência coletiva: um cartoon do Dilbert dizia ser fácil calcular o QI de um grupo – bastava começar com 120 e extrair 5 pontos para cada integrante do grupo... Infelizmente o Dilbert tem razão – quando os grupos são mal conduzidos. Pesquisas científicas comprovam que existe o fator de QI de grupo – que não depende do maior QI individual ou do QI médio, mas sim da qualidade das interações. Já ajudei a criar times onde o todo é de fato mais inteligente do que a soma das partes, e posso fazer isso por você também.

 

Fortalecer a coesão do time: Problemas ou desafios difíceis demandam decisões que podem desgastar ou fortalecer um time, dependendo da maneira como se lida com o conflito. Conflito de ideias é bom, conflito de egos não. Processos bem desenhados e conduzidos conseguem canalizar a intensidade dos conflitos de forma positiva. Já resgatei times que estavam a ponto de se romper ajudando-os a se unir novamente no processo de tomar a melhor decisão, assim como ajudei a transformar times “normais” em times verdadeiramente coesos.

 

O próximo elemento é a implementação efetiva. A fim de ajudar a sua organização a implementar de fato as decisões tomadas – mais uma vez sobre literalmente qualquer tema –posso desenhar e conduzir processos de implementação para:

Possibilitar o comprometimento genuíno: se os responsáveis pela implementação apenas aceitam a decisão, as chances de sucesso são muito menores do que se eles estiverem verdadeiramente comprometidos com ela. Só que comprometimento autêntico obviamente não pode ser “comprado” ou “forçado”. Comprometimento de verdade não nasce a partir do medo ou de um powerpoint bem feito. Mas posso ajudar você a desenhar e conduzir um processo que permita o nascimento desse comprometimento autêntico tão necessário.

 

Intensificar o trabalho colaborativo: nenhum resultado importante depende de uma pessoa isoladamente. Entretanto, trabalhar colaborativamente não é o padrão em muitos lugares. Isso porque falta o senso de responsabilidade pelo todo. Muitas equipes funcionam como o congresso nacional, de forma em que cada um defende os interesses próprios e daqueles que representa, mas sem um projeto comum. Posso ajudar você a criar os projetos comuns de cada time, ligados ao grande “projeto nacional” da organização.

 

Catalisar mudanças e transformações: implementações do novo – seja uma nova estratégia, produto, processo, governança ou qualquer outra coisa – demandam mudanças ou transformações na forma das pessoas pensarem e agirem. Mudar ou transformar nossos modelos mentais não é uma linha reta e a tentação de revertermos ao habitual é grande. Muitas implementações falham pela falta desta consciência ou inabilidade de como lidar com este desafio, mas posso lhe ajudar a superá-lo.

bottom of page